domingo, 13 de fevereiro de 2011

Hoje organizei: o menu semanal

No intuito de ir ao supermercado menos vezes, este fim de semana fiz  compras em maior quantidade e organizei o menu semanal. O meu objectivo é passar a fazer compras só uma vez por mês. Nas restantes semanas compraria só a fruta, legumes e queijo e fiambre (já que agora os iogurtes também são de produção caseira).

O que mostro hoje é como com 1,5 kg de pá de porco, preparei varias refeições, que durante a semana só terei que finalizar.

Separei a carne em 3 porções: um para almôndegas, outra para rolo de carne e outra para bolonhesa. No robot de cozinha piquei a carne (uma porção de cada vez) e juntei os ingredientes necessários (tempero, ovo e pão ralado). E assim ficaram prontas 2 refeições de almôndegas:


Dois rolos de carne com queijo e fiambre (juntei á carne 2 cenouras raladas e já não me preocupe com os legumes dessa refeição):


E ainda uma dose de carne para bolonhesa (foto sem interesse).

Saíram ainda duas doses de sopa que devem dar para quase toda a semana.


Além de tudo, ainda reaproveitei pão que já estava a ficar duro e as receitas de carne foram feitas com pão ralado no robot de cozinha.


Sei que com isto a minha semana vai ficar muito facilitada e é isso que eu procuro.
Se tiverem dicas de organização doméstica, não hesitem em dizer porque eu adoro essas coisas.

5 comentários:

  1. Eu tb só faço comprar grande 1x por mês. Não tenho paciência para andar sempre dentro de hipermercados. Claro q os vegetais e outros vou comprando ;)

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu antes fazia as compras 1 x por mês, mas como acabava por quase todas as semanas comprar os frescos, acabei por fazer as compras todas as semanas. A carne e peixe é que normalmente só comproo 1x por mês. Não tenho muitas vezes paciência nem tempo para organizar as minhas ementas semanis, mas terei de tentar fazer isso, sem dúvida! Nem que seja só no papoel, lol!
    Quanto a dicas, tens o blog da Economia cá da casa, do qual eu gosto muito!

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar
  3. Patricia: por acaso...não :(
    Utilizei uma tabela que fiz há algum tempo, básica, mas para a minha organização funciona. Mas obrigada na mesma. Beijos.

    Mónica,
    Conheço muito bem esse blog e uns outros quuantos, mas qualquer dica é sempre benvinda.
    Experimenta fazer os menus, vais ver que facilita, e muito.

    ResponderEliminar
  4. É assim mesmo! Um exemplo a seguir, pois há que poupar nos dias de hoje.

    ResponderEliminar