segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Semana Organizada: compras e menú
Esta semana começa "leve" para mim.
È assim que me sinto quando consigo, no fim de semana, organizar minimamente e "prever" a semana que se segue. E este foi um desses fins de semana. Entre as coisas que consegui fazer contam-se:
- inventário da despensa, arca frigorifica e congelador;
- planeamento das compras mensais, tendo em conta o que tenho em casa, promoções, talões, etc;
- compras mensais (no resto do mês tento só comprar semanalmente os frescos: fruta, legumes,queijo e fiambre);
- arrumar as compras (inclui encher os recipientes vazios: cereais, bolachas, arroz, massas, etc, para que fique tudo a postos para ser usado);
- planeamento mensal das refeições (eu sei que o mês já vai na segunda semana, mas planeei até ao fim da 1ª semana de Fevereiro, garantindo que o que tenho em stock relativamente a carne e peixe chegam até essa altura. Efectivamente, até sobra!);
- refeições prontas para congelar (nomeadamente iogurtes e queques de laranja para os lanches, sopa para toda a semana e várias refeições de carne á bolonhesa que posso usar com massa, arroz, empadão, etc);
- planeamento do que tenho que planear (!!) nos proximos meses, e que são os dois acontecimentos mais importantes do meu ano de 2012: o 4º aniversário do meu filho G. em Fevereiro, e o nascimento do meu filho D., em Março. Este item vai levar-me mais algum tempo, mas vai poupar-me muito mais!!
Em relação ao planeamento das refeições, o tão conhecido menú, eu fazia-o semanalmente. No entanto, quase nunca o conseguia fazer continuamente, isto é, todas as semanas sem excepção. Por uma razão ou por outra descuidava-me e lá vinha uma semana mais complicada, o que me levava a soluções de ultima hora, nem sempre as melhores, nutricionalmente e financeiramente falando.
Fazer um menú mensal era uma coisa que eu já queria há muito, e inspirada por vários blogs que acompanho, nomeadamente neste post, este fim de semana finalmente consegui, "adquirindo" assim um mês de sossego em termos de refeições. Foi assim que fiz:
- fiz um ficheiro em excel contendo os dias do mês e as refeições que fazemos em cada dia. No nosso caso almoçamos e jantamos em casa todos os dias (eu sei, é um luxo hoje em dia, e uma coisa que valorizo muito);
- preenchi de imediato os dias em que sei que já temos coisas planeadas (aniversários ou outras actividades que impliquem refeições fora);
- identifiquei as refeições em que temos menos tempo para cozinhar (por exemplo, as 3ªs e 6ªs á noite implicam refeições muito rápidas pois chegamos mais tarde a casa);
- com o inventário da carne e do peixe ao lado, fui escolhendo as refeições e eliminando as quantidades usadas em cada uma delas da folha de inventário;
Com este método, consegui planear um mês de almoços e jantares e saber que o que tenho em stock chega e ainda sobra. E ainda me asseguro que não me esqueço de nada "perdido" na arca.
Por fim, imprimi a folha de inventário da arca, que vai ser colocada por cima desta, e na qual vou riscando ou acrescentando o que entra e sai do frio (porque sei que nem tudo corre como planeado e algumas refeições vão inevitavelmente ser alteradas). Assim, sei sempre o que tenho armazenado, além de que me facilita muito na hora do proximo inventário.
Sei que nada do que escrevi é novo para quem gosta deste tema da organização, mas resolvi partilhar o meu método, a tranquilidade que este me dá, e o tempo que concerteza me vai deixar para os meus crafts!
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Vai ter com certeza períodos mais relaxados.
ResponderEliminarUm abraço
Parece que combinamos este fim de semana aqui em casa foi muito útil :D Menus, inventários, arrumação de gavetas e roupas que já não se utilizam e umas experiencias gastronómicas que dão para congelar e usar numa refeição.
ResponderEliminarFoi um fim de semana muito preenchido e muito proveitoso, infelizmente perdi o telefone com todos os contactos (por isso quando puderes manda-me o teu contacto porque fiquei sem nada contactos, fotos etc :( )
Beijocas
É um bom método! Eu não consigo planear assim tão bem as coisas, mas pq lá em casa há quem não goste das refeições decididas atempadamente!
ResponderEliminarBjs
Mónica
Obrigada pela tua visita, gostei muito do teu blog. E Muito bem, conseguiste uma ótpma maneira de ter tudo organizado. Adorei!
ResponderEliminarBjs