sábado, 19 de fevereiro de 2011

Iogurtes ou as duvidas da Patrícia

A pedido de uma ou duas famílias, venho explicar como faço os meus iogurtes. A verdade é que eu sou uma novata e percebo pouco da "ingricola", mas de qualquer forma deixo aqui a forma como os faço.

Ingredientes base:
- 1l de leite (se o iogurte levar fruta ou cereais uso só 800 ml)
- 1 iogurte (natural ou não, de compra ou dos previamente feitos)
- 2 colheres de sopa de leite em pó
- conforme a receita: açucar, fruta, compota de fruta, mel, bolachas, chocolate, nozes, etc, etc, etc)

O "modus operandi" consiste em aquecer o leite (se for demasiado mata as bactérias que fermentam o iogurte, apenas de forma a que consigamos manter lá a ponta do dedo durante alguns segundos), juntar o leite em pó, o iogurte e os outros ingredientes desejados. Misturar muito bem e dividir pelos copinhos da iogurteira. Deixa-la ligada durante 8 a 10 horas e já está.

Em relação à iogurteira, ela trás 6 potinhos de vidro. Entretanto comprei dois iogurtes da Emmi pois as embalagens são de vidro e têm tampa e posso utilizar caso os da ioguteira ainda não estejam vazios. No entanto também já usei uns potinhos de vidro que tinha aqui sem tampa e pus-lhe uma tampa de plastico de outro frasco. Mas já li que se podem fazer sem tampa, que se desaconselham as embalagens de plastico (logo os copinhos da Avent não devem dar) e que se deve ter cuidado com as tampas de metal por causa das possiveis ferrugens.
No fundo, o que a iogurteira faz é apenas manter os iogurtes a uma determinada temperatura contsante durante um determinado período de tempo, pelo que quase todas as embalagens podem ser utilizadas, desde que caibam. Aliás o que não falta por essa net fora são receitas de como fazer iogurtes sem iogurteira (no forno, por exemplo).

Mas como disse no início, eu não percebo nada e ainda só fiz iogurtes 3 vezes, pelo que aconselho vivamente a leitura deste e deste blogs, pois foi aí que aprendi tudo e têm ideias fantásticas.

Que tal Patricia, convencida??

2 comentários:

  1. Obrigada! Vou comprar a maquina e tirar duvidas nesses blogs. Quanto aos copinhos da Avent devem dar, porque sao de plastico reutilizavel. As embalagens de plastico dos alimentos é que nao se podem usar novamente (garrafas de agua por exemplo... que tanta gente usa e nem sonha o mal que faz). Bjs

    ResponderEliminar
  2. Oi Susana,

    Bem, eu já faço iogurtes á muito tempo e posso dizer-te que nunca aqueci o leite. Resulta muito bem! Já juntei o leite em pó e neste momento não o junto, também não acho grande diferença, mas isso vai do gosto de cada um.
    Por fim, descobri porque é que não resultaram tão bem os meus de soja, ou pq é que com os magros ficavam mais "talhados". Deves colocar os copinhos na iogurteira sem tampa e só a colocar quando os tiras para os colocar no frigofifico.
    Fiz este fds os liquidos e ficaram um espetáculo, no entanto os meus ficaram mais espessos, pois distraí-me e deixei lá ficar mais tempo...
    Os de soja refiz este fds também, mas ainda não os provamos, no entanto ficaram com óptimo aspecto. Depois vou colocar um post com isso em breve.

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar