segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Doce de Abóbora com Noz ou Foto Reportagem do Fim de Semana

Este fim de semana, saiu finalmente o tão aguardado Doce de Abóbora com Noz. Foi assim que fiz:

Ingredientes:

Abóbora (linda, colorida e nascida na nossa pequena horta) - cerca de 2 kg
2 Laranjas



Açucar - cerca de 1,5 kg (metade branco e metade amarelo)
Nozes q.b.


Cortei a abóbora aos cubos, e em duas taças de vidro (ou porcelana) juntei-lhe o açucar e as duas laranjas cortadas ás rodelas.



Deixei ficar a macerar de um dia para o outro. Rapidamente se começa a formar uma calda. Mexi frequentemente para ajudar a envolver e a dissolver o açucar (conseguem ver a calda aqui já pelo meio da taça).



No dia seguinte, espremi as rodelas de laranja e deitei fora. A abóbora juntamente com a calda e 3 paus de canela, foram finalmente para o lume, onde ferveram em lume brando por cerca de 2 horas.



Ao fim deste tempo, passei com a varinha magica e verifiquei que já tinha a consistencia que eu pretendia. Juntei-lhe então as nozes trituradas grosseiramente com as mãos.



Entretanto, já tinha esterelizado os frascos e as tampas, levando-os a ferver numa panela durante 10 minutos. Mal o doce ficou pronto, meti-o nos frascos e fechei muito bem. O ideal é enfrascar o doce bem quente nos frascos ainda quentes. Aqui estão eles a descansar de "pernas para o ar" durante 24 horas, de maneira a criar vácuo e prevenir o aparecimento de bolores. Sobre isto tenho a dizer que resulta mesmo, pois ainda no outro dia abri um frasco de Doce de Laranja feito há mais de 1,5 ano e estava impecável.



Mas como eu sou muuuito gulosa, não resisti a experimentar o resultado final com uma bolachinha.



São servidas?

5 comentários:

  1. eu sou servida,com tosta se faz favor,que bonito ficou o teu doce,bjs

    ResponderEliminar
  2. Aii essa tostas a chamar por mim, este doce é o meu preferido!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por disponibilizares sempre tantas ideias, e esta nem de propósito, andava com dúvidas quanto à esterilização dos frascos e pronto já estou mais que esclarecida...Obrigado

    ResponderEliminar
  4. BEMMMM que delicia... vou experimentar fazer... OBRIGADA!!

    Um beijinho
    Eduarda
    Be in ♥ love

    ResponderEliminar
  5. A minha querida avozinha também faz um delicioso doce de abóbora, gostei das tuas dicas vou passar-lhe algumas.

    ResponderEliminar