Este fim de semana, saiu finalmente o tão aguardado Doce de Abóbora com Noz. Foi assim que fiz:
Ingredientes:

Abóbora (linda, colorida e nascida na nossa pequena horta) - cerca de 2 kg
2 Laranjas

Açucar - cerca de 1,5 kg (metade branco e metade amarelo)
Nozes q.b.
Cortei a abóbora aos cubos, e em duas taças de vidro (ou porcelana) juntei-lhe o açucar e as duas laranjas cortadas ás rodelas.

Deixei ficar a macerar de um dia para o outro. Rapidamente se começa a formar uma calda. Mexi frequentemente para ajudar a envolver e a dissolver o açucar (conseguem ver a calda aqui já pelo meio da taça).

No dia seguinte, espremi as rodelas de laranja e deitei fora. A abóbora juntamente com a calda e 3 paus de canela, foram finalmente para o lume, onde ferveram em lume brando por cerca de 2 horas.

Ao fim deste tempo, passei com a varinha magica e verifiquei que já tinha a consistencia que eu pretendia. Juntei-lhe então as nozes trituradas grosseiramente com as mãos.

Entretanto, já tinha esterelizado os frascos e as tampas, levando-os a ferver numa panela durante 10 minutos. Mal o doce ficou pronto, meti-o nos frascos e fechei muito bem. O ideal é enfrascar o doce bem quente nos frascos ainda quentes. Aqui estão eles a descansar de "pernas para o ar" durante 24 horas, de maneira a criar vácuo e prevenir o aparecimento de bolores. Sobre isto tenho a dizer que resulta mesmo, pois ainda no outro dia abri um frasco de Doce de Laranja feito há mais de 1,5 ano e estava impecável.

Mas como eu sou muuuito gulosa, não resisti a experimentar o resultado final com uma bolachinha.

São servidas?